6/12/2010

Cada macaco no seu galho

Estar casado é algo que, feito com a pessoa certa, é muito bom, prazeroso, gostoso de verdade. Realmente nunca pensei que diria isso um dia, depois do que passei num casamento horroroso, que tive certo tempo atrás. Foi meio como pisar no cocô, por mais que que você limpe a sola do sapato, fica um tempo fedendo, mas enfim... isso é outra história.

Mas a luta pra não nos dissolvermos dentro do outro tem que ser constante. Se você nunca viveu essa experiência, acredite, os "casados" não querem perder sua individualidade. Nós ainda queremos fazer amizades, sair com os amigos, sermos questionados sobre como anda nossa vida (nossa no sentindo mais pessoal) e tudo o mais que um ser humano social precisa.

É irritante essa tendência dos humanos em serem absolutos em tudo, partidários, divididos em times, clubes, catálogos. Tudo, nada, sempre, nunca. A generalizaçao do tudo, de todos. A ideia bíblica de "uma só carne" pode ser linda se tiver um sentido lírico, mas saber que ainda temos nosso lugar no mundo, reservado para nosso "eu" é uma certeza imprescindível, ao menos pra mim.

Fico impressionado quando vou a alguma festa ou bar sem minha esposa ( e ela também conta a mesma experiência) e as pessoas questionam a ausência da outra parte, não parece ser por simples curiosidade ou educação, mas uma cobrança velada do tipo, "ei, pera lá, será que você pensa que é um de nós? Que tem direito de ir e vir, e é um ser independente e social?". Ou então "Humm, tem alguma coisa errada". Talvez seja algo sintomático de uma cidade interiorana, talvez seja mesmo reflexo de uma sociedade que tenta punir os "corajosos" que se casam, ou mesmo seja impressão de minha mente preconceituosa e "cismada".

Felizmente no meu caso, tive a imensa sorte de encontrar uma mulher inteligente, doce, linda e que entende também que nossa união se deve muito à preservação de nossa individualidade. Eu não me apaixonaria por um clone de mim mesmo, por isso não defendo a ideia de sermos "uma só carne".

Todo nosso crescimento espiritual, profissional e filosófico, está relacionado com nossa capacidade de formarmos redes de contatos, e nem sempre os mesmos contatos atendem às necessidades das mesmas pessoas, e isso inclui um casal de namorados ou cônjuges.

Existem amigos de minha mulher que não contribuem com minhas sinapses cerebrais, e vice-versa, isso não significa que não gosto deles ou que ela não possa gostar, apenas temos o direito de escolhermos amigos como quem escolhe livros, podemos até indicar, mas ler, fica a critério de cada um. Afinal ler nosso livro preferido em voz alta para o outro é meio chato.

Somos 6 bilhões de pessoas nessa bola chamada de Terra. É muita gente, "véi"! Dá pra fazer um rodízio bom e reciclar amizades e ideias a todo momento. Não me importa tanto assim com QUEM eu esteja me relacionando como amigo, colega, conhecido ou na mesa de bar, mas O QUE tais pessoas podem contribuir de alguma forma para ONDE quero chegar (e olha que as vezes nem quero ir longe).

Não aceito ser julgado de "maniqueísta" por pensar em pessoas como "meios" de chegar a "fins" pessoais. Não consigo ver altruísmo nas ações humanas, e nem digo isso em tom de revolta, mas é uma constatação. Todos nos relacionamos com todos e com tudo para suprir necessidades NOSSAS, isso inclui até mesmo o amor "filia", o amor entre pai e filho.

"Amar" é um dos sentimentos mais egoístas que existe. Acho que temos ainda muito a aprender com os animais, já que não conseguimos mesmo evoluir em termos de relacionamentos, por que não seguir logo a fórmula deles de viver em sociedade? Essa utopia de "igualdade social, racial" e o escambáu, do "amigos para sempre" ou do "endless love", é matéria prima pra arte apenas.Aliás, dizem que a vida imita a arte, eu penso que a vida humana imita a dos animais, nem imita direito, se tornou uma caricatura grotesca."Cada macaco no seu galho", sempre foi e sempre será assim, o resto é balela demagógica.

Ah sim! Feliz Dia dos Namorados. E uma risada bem sarcástica pra você que não tem namorado ou namorada, HAHAHAHHAHAHA...LOOOOOOOOOSER !!! UHUHHU

0 comentários: