skip to main |
skip to sidebar
Finalmente aos 45 do segundo tempo, terminei minha maratona em assistir todos os filmes do Oscar, menos os documentários, curtas, e os estrangeiros que não consegui achar (vi Valsa com Bashir que concorre como filme estrabgeiros e é muito bom).
Já vazou na internet uma lista com os resultados, mas dizem que é falsa...
Mas enfim, a academia segue uma lógica de premiação bem presumível e nem sempre justa. Para acertar quem serão os ganhadores, é mais fácil saber como pensa a academia do que realmente se ater aos filmes.
Sendo assim, vou colocar aqui quem eu acho que irá ganhar o OSCAR (and the OSCAR goes to), e quem eu acho que MERECIA ganhar,( meu OSCAR vai para), mas provavelmente não irá.
Melhor filme
AND THE OSCAR GOES TO:
*O Curioso Caso de Benjamin Button - Dirigido por David Fincher
MEU OSCAR VAI PARA:
*("Milk - A Voz da Igualdade") - Dirigido por Gus Van Sant
Melhor diretor
AND THE OSCAR GOES TO:
* David Fincher ("O Curioso Caso de Benjamin Button")
MEU OSCAR VAI PARA:
* Gus Van Sant ("Milk - A Voz da Igualdade")
Melhor atriz
AND THE OSCAR GOES TO:
Kate Winslet ("O Leitor")
MEU OSCAR VAI PARA:
Melissa Leo (Rio Congelado)
Melhor ator
THE OSCAR GOES TO: Mickey Rourke ("O Lutador")
(meu OSCAR também vai pra Rourke)
Melhor ator coadjuvante
Heath Ledger ("O Cavaleiro das Trevas")
(meu OSCAR também vai pra Ledger)
Melhor atriz coadjuvante
THE OSCAR GOES TO:
Taraji P. Henson ("Benjamin Button")
MEU OSCAR VAI PARA:
Marisa Tomei ("O Lutador")
Interessante, Viola Davis "(Dúvida"), teve a participação de cerca de 15 minutos no filme, em 2 cenas e foi indicada pro OSCAR...
Melhor roteiro original
THE OSCAR GOES TO:
* Milk - A Voz da Igualdade (Dustin Lance Black)
MEU OSCAR VAI PARA:
* Na Mira do Chefe (Martin McDonagh)
Melhor roteiro adaptado
THE OSCAR GOES TO:
* Quem Quer Ser um Milionário (Simon Beaufoy)
MEU OSCAR VAI PARA:
* Frost/Nixon (Peter Morgan)
Melhor longa de animação
THE OSCAR GOES TO:
*Wall-E
MEU OSCAR VAI PARA:
* Kung Fu Panda
Melhor trilha sonora original
THE OSCAR GOES TO:
* Quem Quer Ser um Milionário (A. R. Rahman)
(meu OSCAR também)
Melhor canção original
THE OSCAR GOES TO:
* Quem Quer Ser um Milionário ("Jai Ho")
(meu OSCAR também)
Melhor direção de arte
THE OSCAR GOES TO:
* O Curioso Caso de Benjamin Button (Donald Graham Burt e Victor J. Zolfo)
MEU OSCAR VAI PARA:
* A Duquesa (Michael Carlin e Rebecca Alleway)
Melhor fotografia
THE OSCAR GOES TO:
* Batman - O Cavaleiro das Trevas (Wally Pfister)
MEU OSCAR VAI PARA:
* Quem Quer Ser um Milionário (Anthony Dod Mantle)
Melhor edição
THE OSCAR GOES TO:
* Quem Quer Ser um Milionário? (Chris Dickens)
MEU OSCAR VAI PARA:
* Frost/Nixon (Mike Hill and Dan Hanley)
Melhor mixagem de som
THE OSCAR GOES TO:
* Quem Quer Ser um Milionário? (Ian Tapp, Richard Pryke e Resul Pookutty)
MEU OSCAR VAI PARA:
* O Procurado (Chris Jenkins, Frank A. Montaño e Petr Forejt)
Melhor edição de som
THE OSCAR GOES TO:
* Quem Quer Ser um Milionário? (Tom Sayers)
MEU OSCAR VAI PARA:
* O Procurado (Wylie Stateman)
Melhores efeitos especiais
THE OSCAR GOES TO:
* Batman - O Cavaleiro das Trevas
(meu OSCAR também)
Melhor maquiagem
THE OSCAR GOES TO:
* O Curioso Caso de Benjamin Button
MEU OSCAR VAI PARA:
* Hellboy 2
Melhor figurino
THE OSCAR GOES TO:
* A Duquesa
(meu OSCAR também)
Filmes injustiçados: "ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCE ESTÁ MORTO", (com Philip Seymour Hoffman dando show), "GRAN TORINO", "ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA", "O LIMOEIRO (LEMOM TREE)".
Onde as mentes se libertam pra brincar...la rará, la, larará...
2/22/2009
And the OSCAR goes to...
Finalmente aos 45 do segundo tempo, terminei minha maratona em assistir todos os filmes do Oscar, menos os documentários, curtas, e os estrangeiros que não consegui achar (vi Valsa com Bashir que concorre como filme estrabgeiros e é muito bom).
Já vazou na internet uma lista com os resultados, mas dizem que é falsa...
Mas enfim, a academia segue uma lógica de premiação bem presumível e nem sempre justa. Para acertar quem serão os ganhadores, é mais fácil saber como pensa a academia do que realmente se ater aos filmes.
Sendo assim, vou colocar aqui quem eu acho que irá ganhar o OSCAR (and the OSCAR goes to), e quem eu acho que MERECIA ganhar,( meu OSCAR vai para), mas provavelmente não irá.
Melhor filme
AND THE OSCAR GOES TO:
*O Curioso Caso de Benjamin Button - Dirigido por David Fincher
MEU OSCAR VAI PARA:
*("Milk - A Voz da Igualdade") - Dirigido por Gus Van Sant
Melhor diretor
AND THE OSCAR GOES TO:
* David Fincher ("O Curioso Caso de Benjamin Button")
MEU OSCAR VAI PARA:
* Gus Van Sant ("Milk - A Voz da Igualdade")
Melhor atriz
AND THE OSCAR GOES TO:
Kate Winslet ("O Leitor")
MEU OSCAR VAI PARA:
Melissa Leo (Rio Congelado)
Melhor ator
THE OSCAR GOES TO: Mickey Rourke ("O Lutador")
(meu OSCAR também vai pra Rourke)
Melhor ator coadjuvante
Heath Ledger ("O Cavaleiro das Trevas")
(meu OSCAR também vai pra Ledger)
Melhor atriz coadjuvante
THE OSCAR GOES TO:
Taraji P. Henson ("Benjamin Button")
MEU OSCAR VAI PARA:
Marisa Tomei ("O Lutador")
Interessante, Viola Davis "(Dúvida"), teve a participação de cerca de 15 minutos no filme, em 2 cenas e foi indicada pro OSCAR...
Melhor roteiro original
THE OSCAR GOES TO:
* Milk - A Voz da Igualdade (Dustin Lance Black)
MEU OSCAR VAI PARA:
* Na Mira do Chefe (Martin McDonagh)
Melhor roteiro adaptado
THE OSCAR GOES TO:
* Quem Quer Ser um Milionário (Simon Beaufoy)
MEU OSCAR VAI PARA:
* Frost/Nixon (Peter Morgan)
Melhor longa de animação
THE OSCAR GOES TO:
*Wall-E
MEU OSCAR VAI PARA:
* Kung Fu Panda
Melhor trilha sonora original
THE OSCAR GOES TO:
* Quem Quer Ser um Milionário (A. R. Rahman)
(meu OSCAR também)
Melhor canção original
THE OSCAR GOES TO:
* Quem Quer Ser um Milionário ("Jai Ho")
(meu OSCAR também)
Melhor direção de arte
THE OSCAR GOES TO:
* O Curioso Caso de Benjamin Button (Donald Graham Burt e Victor J. Zolfo)
MEU OSCAR VAI PARA:
* A Duquesa (Michael Carlin e Rebecca Alleway)
Melhor fotografia
THE OSCAR GOES TO:
* Batman - O Cavaleiro das Trevas (Wally Pfister)
MEU OSCAR VAI PARA:
* Quem Quer Ser um Milionário (Anthony Dod Mantle)
Melhor edição
THE OSCAR GOES TO:
* Quem Quer Ser um Milionário? (Chris Dickens)
MEU OSCAR VAI PARA:
* Frost/Nixon (Mike Hill and Dan Hanley)
Melhor mixagem de som
THE OSCAR GOES TO:
* Quem Quer Ser um Milionário? (Ian Tapp, Richard Pryke e Resul Pookutty)
MEU OSCAR VAI PARA:
* O Procurado (Chris Jenkins, Frank A. Montaño e Petr Forejt)
Melhor edição de som
THE OSCAR GOES TO:
* Quem Quer Ser um Milionário? (Tom Sayers)
MEU OSCAR VAI PARA:
* O Procurado (Wylie Stateman)
Melhores efeitos especiais
THE OSCAR GOES TO:
* Batman - O Cavaleiro das Trevas
(meu OSCAR também)
Melhor maquiagem
THE OSCAR GOES TO:
* O Curioso Caso de Benjamin Button
MEU OSCAR VAI PARA:
* Hellboy 2
Melhor figurino
THE OSCAR GOES TO:
* A Duquesa
(meu OSCAR também)
Filmes injustiçados: "ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCE ESTÁ MORTO", (com Philip Seymour Hoffman dando show), "GRAN TORINO", "ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA", "O LIMOEIRO (LEMOM TREE)".
2 comentários:
Oscar muito, muito previsível esse ano. E como eu não fui com a cara de Slumdog Millionaire, acho os 8 prêmios conquistados um tremendo exagero, não todos, claro. Meu preferido entre os filme era Frost/Nixon seguido de perto por Milk. Ms vale dizer que mesmo assim não acho que nenhum dos cinco finalistas sejam grandes filmes. Mas minha maior decepção foi o Sean Penn ganhar do Mickey Rourke. Gosto muito do Penn e ele está excelente como Harvey Milk, mas Rourke humilha qualquer um com aquele trabalho dele. Tocante, sem exageros e dilacerante.
Ah, e ao contrário de muita gente, também gostei muito de Valsa com Bashir. Abraço!!
Lendo o blog de um dos melhores criticos do Brasil, Inacio Araujo (http://inacio-a.blog.uol.com.br/), li isso aqui, tao certeiro com tao poucas palavras:
"Olhar vs. autoridade
Todo texto crítico devia começar por uma espécie de ressalva.
Algo como: “Até onde vai o meu entendimento...”
Primeiro, para distingui-lo do horrível critério de autoridade.
Não está certo imaginar que um filme é bom ou ruim porque os críticos disseram, porque ganhou o festival, porque concorreu ao Oscar.
Se existe uma função crítica é facilitar a cada espectador que tenha seu olhar, que olhe livremente, mas também que olhe informadamente para os filmes. É só à força de olhar que criamos um gosto, um repertório, que nos aproximamos ou até nos distanciamos dos outros.
Segundo, porque ninguém fala a verdade, toda a verdade sobre um texto, um filme ou lá o que seja.
O crítico comenta o que vê. A familiaridade com o tema (cinema, no caso) não o torna infalível ou algo próximo disso. É uma maneira de ver as coisas que está lá. Mas é sobretudo em torno de maneiras de ver o cinema que as discussões interessam e valem a pena.
O importante é que os filmes sigam de boca em boca, no bar, nos beijos, na troca de idéias e nas paixões, na tela do cinema ou na TV de casa: coisas vivas."
Post a Comment