1/22/2011

A fé move montanhas de dúvidas pra debaixo do tapete de Deus

Não há nada mais humano que a fé. Não existe relato algum entre os outros animais de atos de fé. No quesito fé, o homo sapiens é mestre. Precisamos ter fé em algo que seja "Superior" e resolva ou ao menos nos ajude, a solucionar coisas que nos parecem fora do alcance humano. Mas como ter fé, se esta tem como principal base a ausência da dúvida. E o que seria de nós se não fossem as pessoas que duvidam e acham respostas para questões que antes eram "mistérios divinos"?

Por que não se pode ter uma fé baseada na dúvida? Aliás, pensando bem, será que a base da fé não seria na verdade a dúvida que rapidamente se torna medo? Sim, porque se eu não tenho certeza do que vai me acontecer no futuro, se tenho dúvidas sobre a existência humana e tantas outras questões, acabo por aderir a uma fé que me acalentará e se não me responder, ao menos completará algumas lacunas com respostas dogmáticas com recheio de verdades e raciocínios lógicos e alguns até circulares.

Vamos inventar um diálogo que pode ocorrer facilmente entre uma pessoa que tem "fé" (CF) e outra "sem fé" (SF):

SF:Como eu posso descobrir sobre Deus?
CF:Lendo a Bíblia.
SF:Mas por que eu devo crer na Bíblia?
CF:Porque é a palavra de Deus.
SF:Mas não foram homens como nós mesmos que escreveram?
CF:Não, eles eram inspirados por Deus.
SF:Quem disse isso?
CF:Eles mesmos.
SF:Onde?
CF:Na Bíblia
SF:E se eles mentiram?
CF:Impossível, se mentissem não estaria na Bíblia porque Deus não permitiria isso.

No diálogo acima o "raciocínio" circular percorrerá um espiral até que chegue a um momento em que o questionador (SF) se sentirá em déficit de fé e "superávit" de dúvidas, descambando para o ateísmo ou para uma religiosidade onde as dúvidas são mistérios dos quais não temos ainda "maturidade" para alcançar o entendimento pleno.

Particularmente aceitaria mais fácil um Deus que vez por outra admitisse ser Culpado. Um Deus falho. Seria mais fácil pra mim pedir perdão a Ele por minhas falhas e dizer "perdoe-me assim como perdoarei o próximo e a Ti também, por não me entender e não ter a sabedoria de fazer-se entender de forma lógica e compatível com o nível de inteligência que me destes. Se Tú me deu pouca inteligência cabe a Ti ficar ao meu nível, como o mestre que adequa seu ensino ao conhecimento de mundo do seu aluno. Afinal, aluno que não entende a aula pode ser por desinteresse mas pode, e muito, ser consequência de um professor relapso, sem paciência ou mesmo didática.

Um Deus onipresente, onisciente e sempiterno carrega em tantas características surreais, uma imensa responsabilidade, muito mais que a colocada em nossas costas pela religião, que insiste em nos culpar por não entendê-Lo.

Se a dúvida for uma "higienização" na mente para preceder a fé pura, serei dos mortais um dos mais fiéis um dia. Se Deus quiser!

2 comentários:

Jerry Guimarães said...

Os que não têm fé não são menos sinceros do que os que a têm - ou afirmam tê-la. Se até mesmo o nazareno, tido como perfeito e filho de Deus, outras vezes como o próprio, fraquejou antes da crucificação - mesmo sabendo que ressuscitaria, e tendo certeza disso - por que um Deus perfeito condenaria fiéis e infiéis imperfeitos? Costumo dizer que não adoraria um Deus que se ofendesse por eu não acreditar nele. E findo com Saramago: "Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?"

Zane said...

Eu li seu texto de madrugada e fiquei refletindo, e só voltei agora para comentar. O que mais me chamou atenção, foi a parte do diálogo inventado, o que para mim não é invenção, uma vez que já passei por essa situação de fato...eu sempre penso que a bíblia foi criada como uma forma de manipulação, e ate ditatorial, onde não podemos questionar, e somente aceitá-la como verdade, porque se questionamos não somos dignos do amor de Deus, mas tudo nos leva a não acreditar no que lá está escrito....vou para o inferno por causa disso? Nem ao menos sabemos de onde viemos e para onde vamos, para que temer tanto essa imposição? Acho que fé é outra coisa e tem outro sentido!