12/24/2008

Feliz Natal




Então é natal... O que eu posso escrever sobre essa odiosa festa, que alguém já não saiba? Ok, vamos tentar "elencar" (nunca usei esse verbo!), alguns motivos que a tornam, na minha opinião a festa mais "nosense" do planeta.

1- A figura do Papai Noel

Até dá pra entender que os americanos e outros povos nórdicos usem essa coisa como símbolo do Natal, mas aqui no Brasil? Não tem lógica nenhuma o comércio e as agências de publicidade continuarem investindo nesse emblema imbecil. Sempre é bom lembrar que o comércio em parceria com as agências adquiriram os direitos de propriedade do Natal, por isso eles teriam o poder de trocar Santa Claus por uma coisa mais ... sei lá, acho que no caso do Brasil o Saci-Pererê (que já tem o gorro vermelho) e é preto , ops, "afro-descendente", seria um bom candidato.

2 - Dar presentes

Não consigo entender como as pessoas não vêem a estranheza em se presentear os outros porque é "aniversário de Jesus" ou simplesmente porque é Natal. Eu entendo dar presentes nos dia das mães, dos pais, niver da pessoa, dia dos namorados, etc..., mas natal? Claro a história explica. A tradição de presentear tem a ver com a origem da festa que, pra variar, não tem nada a ver com a nossa cultura.

3 - Especiais de Natal da Globo

De todas as consequências nefastas do Natal ter que aturar aquelas chamadas dos "especiais " de fim de ano da Globo, com Xuxa e os duendes ou coisa parecida... Enfim, é deprimente.

4 - Pessoas com adereços que lembrem "Papai Noel".

Esse tópico é primo-irmão do que eu disse no número 1. Mas não existe coisa mais ridícula do que ver atendentes de supermercados ou outras coisas, com aquele "gorrinhos" de papai noel, atendendo as pessoas com a cara dizendo "que porra, eu aqui trabalhando em pleno natal" , no entento elas tem que usar o gorrinho. Aproveito para lembrar que também é terrível aquelas telefonistas que atendem assim "empresa x, feliz natal". Tem isso. Putz. Lembre-se , nunca se atreva a retribuir dizendo "feliz natal pra vc também", pois a idéia não é essa, é uma coisa mecânica e ela (a atendente) está com pressa pra passar logo sua ligação. Não é que ela realmente quer que voce tenha um "Feliz Natal", seja lá o que essas palavras sem sal, signifiquem.

5- A data tá errada!!!

Incrível como ainda tem gente que acredita mesmo que Jesus nasceu em 25 de dezembro e eles estão comemorando seu nascimento. "Hello!!!", Jesus não nasceu em 25, muito menos em dezembro. Então qual o sentido em se comemorar uma festa de aniversário, no dia errado, no mes errado e ainda presentear uns aos outros?

Teria os outros motivos, mas estou com pressa, pois estou indo para a ceia de Natal agora....rs. Não sou eu que vou interromper essa tradição tão maravilhosa.

Tem aquela desculpa, "é o momento de estar perto da família". Ok. Então tá. Vou falar o que?
Bom, vou ali comer e beber (mais que comer), e refletir no "espírito" do Natal.

Sobre as imagens acima. Qualquer coisa que eu dissesse soaria mais hipócrita do que essa festa, afinal estou aqui me preparando para comer um peru super recheado e tomar meu champanhe.
Só sinto que nada vai mudar, mas o mínimo que posso fazer é não esquecer indo nessa onda de que "é a vida, fazer o que?".

E pra não me acusarem de estraga festas, encerrarei com uma piada legalzinha de "Joãozinho", hehehe, no clima natalino:

Final de ano, Joãozinho resolve escrever uma carta para o Papai Noel:
- Querido Papai Noel, fui um bom menino durante todo o ano.
Gostaria de ganhar uma bicicleta.
O menino olha para o texto e, insatisfeito, amassa a folha e escreve
novamente:
- Papai Noel, fui um bom menino durante a última semana. Por favor,
mande-me uma bicicleta.
Novamente Joãozinho não se satisfaz. Pensa um pouco, vai até o
presépio, pega o Menino Jesus, tranca-o em uma gaveta e volta a
escrever:
- Virgem Maria, seqüestrei seu filho. Se quiser vê-lo novamente,
mande-me uma bicicleta.

3 comentários:

Hélio Flores said...

Ah, criticar o natal é tão clichê quanto a própria festa! Mas eu gostei das fotos.

Eu tb gosto daquela piadinha natalina que diz que o papai noel sobrevoa diversos países, jogando brnquedos e presentes la do alto para as crianças americanas, francesas, italianas, etc. Quando sobrevoa a Somália e as crianças lá embaixo pulando com os bracinhos esticados para cima felizes e gritando "Papai Noel! Papai Noel!", este diz: "Nada de brinquedo pra vocês! Criança que não come não ganha presente".

Ateu nao deveria dizer essas coisas, mas feliz natal pra tu, careca.

Abraços!

Caique said...

Como eu sempre digo, não existe quase nada mais a ser dito sobre tudo. Tudo é clichê. É batido. Mas ainda prefiro poder optar pelos clichês que mais me atendem nem que seja para exercitar a escrita.

De qq forma, feliz Natal pra vc tb, gordinho.

Aline. said...

Hélio é terrível. rs