5/02/2009

A cor preta sugera coisas negativas.

(pra variar: teclado sem acentos)

Estou participando do ERECOM. O encontro regional dos estudantes de comunicaçao. Chamam de "ereconha", voces devem imaginar o porque. Nada contra fumar maconha.
O que mais me irrita sao dos debates sobre coisa alguma pra levar a lugar nenhum.
Me inscrevi num GT - grupo de trabalho, cuja proposta seria falar sobre as classes oprimidas. Advinha quem sao as classs oprimidas? Os gays. Puta que pariu, nao aguento mais esses debates sobre direito de gays. Sim eles tem o direito de fazer o que quiser com o que e deles, ok, beleza. Em meio a tantas opressoes, como a exclusao digital, social, midiatica, eu tenho que ouvir perolas do tipo "devemos lutar para que palavras como "viado" nao sejam mais ditas sobre os gays". Um tremenda viadagem mesmo.

Mas o ponto mais irritante foi quando começaram a falar dos negros. Segunda uma menina "negra militante", temos que aboliar todas as palavras que liguem coisas negativas as cores negras. Nao pode: humor negor, denegrir, "clarear as coisas" (o certo seria "escurecer as coisas"), e uma serie de idiotices de gente que nao apenas nao tem o que fazer, mas tambem o que pensar.

Foi nesse momento que resolvi participar do "debate", coloco entre aspas porque todos os assuntos relacionados aos negros, ou voce apoia ou sera preso (literalmente).

Levantei minha voz (ja sentindo o olhar preconceituso por ser branquelo de olho azul) e disse que eles, os negros, estavam exagerando ao querer entrar nos meandros da linguistica. Afinal negro e escuridao, ausencia de luz ou claridade, sempre foram associadas ao negativo, ao "obscuro", e sim a coisas negativas. Nao por causa dos negros mas pela etimologia das palavras. Se lermos a Biblia veremos que varias coisas ruins sao associadas as trevas. Um dia ensolarado jamais podera ser descrito como um dia negro, ou associado ao escuro. Disse eu a garota negra, que antes havia afirmado ter muito orgulho da cor, que pra quem se orgulha tanto, acho muito esquisito que tudo o que dizem referente a cor negra (que esteja relacionado com o significante da palavra negro) seja ofensivo. Riram da minha cara, quando eu disse que deveriam levar em conta e respeitar a nossa lingua. A relaçao da palavra negro, escuro, preto nao necessariamente tem a ver com o racismo. Algumas pode ter, mas a maioria nao. Na lingua portuguesa, entendo eu, relacionar coisas escuras a negatividade eh algo que transcende esse debate sobre racismo.

Apos minha fala, notei que aquilo nao era um debate ou uma discussao livre, mas sim, um grupo onde todos precisam uns dos outros para reafirmarem as mesmas ideias. Coisa de estudante mesmo.

4 comentários:

P.A. said...

Nusss... já presenciei uns debates assim e alguns discursos inflamados sobre o tema. Lamentável...

Sou negro, com orgulho de minha raça e origem. Mas há certas "pregações" que ultrapassam os limites do lógico, do racional, do aceitável.

Certas pessoas tem a mania ou o vício de estarem sempre reinvindicando ou lutando por algo, e isso é tão forte que nem param para analisar direito sobre o que estão tratando.

Revolucioários sem causa...

Ah... o texto está ótimo! mesmo com o golpe de estado do teclado! kkkkk

Abraço!

Mi do Carmo said...

É...a coisa continua preta na Uesb.

Roberta Gusmão said...

Michele, Michele cuidado! rs
Adorei o texto Caique.
bjos

Nabby Clifford said...

Negro foi uma palavra usada para promover a escravidão contra Africanos e que foi proibida no mundo todo, exceto no Brasil.
É só no Brasil que os educadores confundem escravidão com raça. Raça negra não existe, pois não foi Deus quem construiu os navios negreiros. Africano só virou negro, quando perdeu a liberdade e foi acorrentado, aí virou negro, um objeto, homem inferior, que não tem alma. A palavra negro é negativa e se você tem alguma dúvida, por favor consulte o dicionário da língua portuguesa.

Obrigado